Moradores e comerciantes do bairro Santana, em Porto Alegre, estão preocupados com as árvores que ficam na esquina das ruas Olavo Bilac e Vieira de Castro. Usuários do aplicativo Pelas Ruas – plataforma de Rádio Gaúcha, ZH e RBS TV – relataram que os vegetais não recebem poda há muito tempo e têm risco de queda.
– No último temporal forte que teve em Porto Alegre (em janeiro do ano passado), algumas árvores caíram aqui. O nosso medo é que ocorra outro temporal. Essas árvores têm galhos muito grandes, o tronco não da conta de sustentar, elas vão cair – afirma o comerciante João Bitencourt, que foi quem fez a postagem no app.
Leia mais:
Buraco aberto há quatro anos na Capital é fechado após postagem no Pelas Ruas
Buraco na Rua Itapeva, na zona norte de Porto Alegre, prejudica o trânsito
Fosso sem tampa acumula lixo e causa insegurança em Porto Alegre
De acordo com o comerciante, em outubro de 2012, uma árvore caiu em cima de um carro. Por receio de que situações como essa se repitam, vizinhos pedem para a prefeitura fazer a poda dos vegetais.
– A gente abre vários protocolos, mas é só perda de tempo. Só vi a CEEE vir fazer poda, a prefeitura nunca – explica o comerciante.
Moradores relataram que, quando chove, as árvores balançam bastante e que a calçada já está levantando devido as raízes dos vegetais. Na Rua Vieira de Castro, há uma escola de Educação Infantil e um fluxo grande de crianças.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos afirmou que foi encaminhada uma vistoria no setor de podas, que está programada para ser feita até sexta-feira (21).