Uma mulher deu à luz um bebê dentro de um ônibus no Terminal Parobé, no centro de Porto Alegre na manhã deste sábado (11). Ela e o marido estavam na linha 761-Leopoldina e estariam em deslocamento para a Santa Casa de Misericórdia, onde ocorreria o nascimento. No entanto, as contrações teriam iniciado ainda durante a viagem e o parto acabou sendo feito por passageiros que estavam no coletivo.
— Quando eu entrei no ônibus para verificar a situação, tinha umas pessoas que estavam junto (com a mãe). Por ver a situação incômoda, as mulheres de mais idade cercaram ela e ficaram apoiando, e o marido perto. Então, não vi bem (o parto), mas não deixei que os curiosos chegassem perto — conta Mateus Tetour Fernandes, fiscal do consórcio Mob.
Fernandes e outro fiscal da Mob telefonaram para o Samu e para a Brigada Militar quando o ônibus chegou ao Terminal Parobé, ao lado do Mercado Público da Capital. Os dois fiscais também perguntaram a pessoas que estavam na fila da linha de ônibus se havia algum enfermeiro ou médico — sem sucesso.
Fernandes relata que o trabalho de parto durou cerca de 15 minutos. O motorista do coletivo também acompanhou a situação.
— A mãe estava rindo, falou "estou ganhando (o bebê) e tal". As senhoras em volta ficaram emocionadas porque a situação não é normal, (falavam) “força mamãe, vai dar tudo certo” — diz Fernandes. — Não intervi. Todo apoio que podia ter no momento, a mãe teve.
O Samu chegou após o nascimento e cortou o cordão umbilical da criança. Em seguida, a equipe médica encaminhou a mãe e o filho para o hospital. De acordo com informações preliminares, o parto foi bem-sucedido e os dois não correm risco.