Quem precisar solicitar o visto para viajar aos Estados Unidos não terá mais de passar no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv) antes de se dirigir ao Consulado Americano em Porto Alegre. A partir do dia 1º de dezembro, todo procedimento poderá ser feito diretamente no consulado, o que tornará mais prático o procedimento.
— Antes, era preciso ir até o Casv para coletar as impressões digitais e fazer a fotografia, para depois ir até o consulado fazer a entrevista, o que poderia tomar mais de um dia. Com a mudança, tudo poderá ser feito no mesmo dia diretamente no Consulado — afirma John Jacobs, chefe da Seção de Imprensa, Educação e Cultura do Consulado em Porto Alegre.
Outra mudança em relação ao processo ainda em vigor é que será preciso levar uma foto até o Consulado para o escaneamento, e as imagens precisarão ter o formato descrito no site do órgão. Até então, era feita uma foto do solicitante diretamente no Casv. O valor cobrado pelo visto e a lista de documentos e formulários a serem preenchidos, assim como o prazo para a entrega do visto, não mudam.
O processo deve facilitar a vida de quem vem de outros Estados ou do Interior para fazer o processo, uma vez que poderá se programar para fazer todo procedimento no mesmo dia. Conforme Jacobs, muitas solicitações chegam de Santa Catarina e Paraná. Desde que passou a fazer o atendimento para vistos, o consulado tem recebido de 250 a 300 pedidos por dia. Desde 8 de junho até o final de setembro, foram 17 mil vistos emitidos.
Sempre mediante agendamento, o horário regular de atendimento para serviços de vistos de não imigrante é de segunda a sexta, das 8h30min às 11h30min. Os agendamentos para entrevistas de visto no consulado, localizado na Avenida Assis Brasil, 1.889, devem ser feitos no site da Missão Diplomática dos EUA nos seguintes links bit.ly/VistoEUA ou bit.ly/VistoEUA2. Além de fazer a entrega de passaportes, o Casv (Avenida Carlos Gomes, 1.501) continuará em funcionamento para receber os documentos de solicitantes que não precisam de entrevista.
Como pedir o visto de turismo
Todos os solicitantes, sem exceções, inclusive crianças e bebês listados no passaporte dos pais, deverão
- Preencher todos os campos do formulário online DS-160 (disponível em ceac.state.gov/genniv/)
- Pagar a taxa de solicitação de visto de US$ 160.
- Agendar visita ao Consulado para fazer a impressão digital e a entrega da fotografia (até de 1º de dezembro, essa etapa ocorre no Casv), além da entrevista.
- Para viajantes brasileiros, é necessário que o passaporte esteja válido durante o período de permanência. Viajantes de outros países necessitam de passaporte válido por, no mínimo, seis meses para além do período de permanência nos Estados Unidos, a menos que o seu país seja isento desse requerimento.