Prefeitura de Porto Alegre e servidores em greve abriram oficialmente o primeiro canal de diálogo desde o início da paralisação, na última quinta-feira (5). A notícia foi confirmada nesta segunda-feira (9) e contou com a intermediação da Câmara Municipal, onde o comando de greve da categoria esteve pela manhã.
Os municipários foram recebidos pela Mesa Diretora do Legislativo e líderes partidários. Na pauta do encontro, o comando de greve buscou sensibilizar os vereadores para que não aprovem quatro projetos polêmicos do Executivo que tramitam na casa. Entre as matérias, o que muda a carreira do funcionalismo com a retirada de gratificações, o que trata de alterações no triênio, o que modifica o dia do pagamento dos servidores e o que autoriza a concessão dos serviços de água e esgoto.
— Estamos apostando nessa reunião para ver se (a prefeitura) avança no sentido de retirada dos projetos — diz a vereadora Sofia Cavedon (PT), presente na reunião.
As quatro propostas ainda tramitam em comissões da Casa, portanto, não há previsão de votação em plenário. No encontro desta manhã, a Mesa Diretora obteve a confirmação de que o vice-prefeito Gustavo Paim receberá o comando de greve às 9h de terça-feira. Além do encontro no Paço Municipal, os servidores realizam assembleia-geral às 15h, também de terça, na Casa do Gaúcho, no Parque da Harmonia. Procurado pela reportagem, Paim confirmou a reunião, mas preferiu não adiantar que propostas serão levadas.