A Praça Professora Olga Gutierrez, no bairro Santa Tereza, zona sul de Porto Alegre, é alvo de reclamações. Uma delas é sobre a falta de iluminação no local. Moradores afirmam que se sentem inseguros, principalmente à noite.
— Lá no meio da praça até tem umas lâmpadas. Mas, na entrada da praça, ao lado das residências, não. É uma escuridão. As pessoas chegam em casa à noite, da faculdade, morrendo de medo — afirma a usuária do aplicativo Pelas Ruas Isis Pereira.
O descarte irregular de lixo no local seguidamente é motivo de reclamação de moradores. Em abril, reportagem de GaúchaZH falou sobre o problema. Na época, havia móveis velhos, entulhos, restos de materiais de construção e até lixo orgânico empilhado nas margens da praça.
— Ontem (quinta-feira) retiraram o lixo que tinha aqui, depois de protocolos que abrimos na prefeitura. Mas, amanhã, com certeza, a praça vai amanhecer com lixo de novo — afirma Isis.
A moradora contou que também abriu um protocolo pedindo iluminação pública, mas que, até agora, não foi atendido.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos afirmou que a Praça Professora Olga Silva Gutierrez está no cronograma da Seção Sul do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), com roçada programada para a segunda semana de novembro. A pasta acrescentou que o local também recebe os serviços das equipes de limpeza três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras, com a remoção dos resíduos descartados irregularmente. Segundo a Surb, esta praça sofre com constantes ações de vândalos e recentemente foram realizados serviços de iluminação no local. Mesmo assim, a equipe responsável programou vistoria para a próxima segunda-feira (30).
A prefeitura solicita que a população auxilie na manutenção do espaço e ajude a fiscalizar. As denúncias podem ser registradas pelo telefone 156.
Pelas Ruas
O Pelas Ruas está disponível para iOS 9 ou superior e a partir da versão 6.0 do Android. Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.