Ainda que tenha agendado a consulta pelo telefone 135, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o motorista Luis Carlos Aires, 58 anos, que foi vítima de infarto do miocárdio durante o trabalho, no mês passado, aguardou por mais de duas horas para finalizar o pedido de perícia médica na unidade do bairro Partenon, em Porto Alegre. Para beneficiários que buscaram por atendimento direto no balcão, a demora chegou a passar de quatro horas na tarde desta segunda-feira (16). Apenas cinco dos 20 guichês de atendimento tinham funcionários trabalhando – a agência recebe cerca de 600 pessoas por dia. A longa espera se dá por conta da aposentadoria de servidores públicos cujas vagas não foram preenchidas e por instabilidade no sistema digital do órgão.
— Chega a ser desumana esta espera. Estou aqui faz mais de quatro horas. Não almocei e nem pude ir ao banheiro até agora, para não perder meu atendimento. É um descaso com as pessoas que mais precisam — desabafa Rosangela Angelim Vergo, 61 anos.
Já Patrícia Lopes, 33 anos, que veio buscar o auxilio reclusão, trouxe uma amiga para cuidar do filho Levy Lopes, 2 anos, enquanto aguardou por mais de quatro horas por atendimento. Para o aposentado Francisco Xavier, 65 anos, a situação de penúria na unidade Partenon não é por falta de pagamento de impostos do contribuinte.
— A gente paga imposto para que a coisa pública funcione a pleno vapor. Aqui nem vapor tem. Seguranças de empresa terceirizada saem de sua função para orientar a fila e os beneficiários. É um absurdo — explica o aposentado.
O que diz o INSS
Para solucionar o imbróglio no atendimento, o INSS pretende ampliar a implantação do serviço digital no Estado. Pelo site inss.gov.br, beneficiários podem solicitar informações e agendar atendimentos em unidades do INSS, realizar consultas e obter extratos.
Na central de serviços (meu.inss.gov.br) mais de 3,2 milhões de pessoas já estão cadastradas e podem emitir comprovantes como extrato previdenciário, histórico de crédito e extrato de empréstimos consignados. Segundo o INSS, este processo evita o atendimento presencial. Também está previsto criar novos serviços, como o aperfeiçoamento da simulação de tempo de contribuição para a aposentadoria.
O novo modelo digital do INSS, que deve ser utilizado em 300 unidades até o fim do ano, transforma a tramitação de processos em papel para o modo digital, o que torna mais ágil a análise de requerimento e, além disso, oferta serviços que podem ser emitidos pelo site, sem a necessidade de que o beneficiário procure alguma unidade.
O INSS Digital abrange também o estabelecimento de acordos de cooperação técnica entre o Instituto e organizações representativas, públicas ou privadas. Com isso, os beneficiários vinculados a uma dessas organizações podem fazer o pedido de benefício diretamente na entidade, sem precisar ir a uma agência do INSS.
O INSS não informou se haverá novo concurso para o preenchimento de vagas em Porto Alegre. Das nove agências da Capital, apenas a unidade da Azenha conta com o serviço do INSS Digital.