Os problemas envolvendo falta de iluminação em Porto Alegre são recorrentes em vários bairros, como já mostrou ZH em junho. O que mais preocupa moradores é a sensação de insegurança – que aumenta quando as vias estão escuras. Mas, no aplicativo Pelas Ruas, também surgiu o problema oposto: postes de luz que ficam ligados 24 horas por dia.
O desperdício foi apontado por um usuário do app em dois locais da Capital: na Avenida da Legalidade e da Democracia, no sentido Interior-Capital, e na Rua Portugal, no bairro São João.
– Tem sido uma constante, tenho observado vários postes na Zona Norte nesta situação. Desperdício de energia e possibilidade de queima prematura das lâmpadas – afirma Tulio Muller, autor da publicação.
No último mês, o aplicativo Pelas Ruas recebeu 29 reclamações envolvendo iluminação pública. Moradores relatam que tanto a falta de lâmpadas quanto os postes que ficam com a luz acesa durante o dia são problemas que prejudicam a população.
– Se a luz fica acesa 24 horas está gastando energia de forma desnecessária e, se os postes ficam sem iluminação, as pessoas não têm segurança nenhuma para andar pelas ruas – reclama Muller.
Leia mais:
PPP de iluminação pública deve ser lançada no primeiro semestre de 2018
Rua sem iluminação recebe postes de luz no bairro Boa Vista
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Surb), por meio da Divisão de Iluminação Pública (DIP), relatou que as principais demandas relacionadas à iluminação pública se referem a luminárias apagadas ou permanentemente acesas, falta de lâmpadas, fio exposto, poste danificado e choque elétrico. A pasta explicou que cada situação pode ter características específicas – nos dois casos relatados no app, o motivo seria uma falha na antena de comunicação das luminárias. Em linhas gerais, cada ponto possui uma antena que recebe e emite informações a uma central sobre o status do ponto, assim como horário para ligar e desligar. Como essas antenas estavam com defeito, diz a Surb, não comunicavam e, portanto, ficavam ligadas sempre.
A Surb afirmou que o problema deve ser relatado sempre via sistema Fala Porto Alegre 156, pelo telefone ou site da prefeitura. Após o relato do problema, a demanda é encaminhada para os setores responsáveis para vistoria e execução, e a população pode acompanhar o andamento de sua solicitação pelo número do protocolo gerado. A DIP trabalha com programação de manutenções, por esse motivo, quanto antes a demanda for informada à prefeitura, mais rápido será encaixada na programação.
A pasta informou que o ponto de luz na Rua Portugal e a iluminação pública da Avenida da Legalidade foram consertados.
Pelas Ruas
O Pelas Ruas está disponível para iOS 9 ou superior e a partir da versão 6.0 do Android. Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.