A partir desta terça-feira, o Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, em Porto Alegre, começa a atender até as 22h. Com o horário estendido, a expectativa é de que o número de atendimentos aumente em cerca de 50%.
Hoje, o posto de saúde faz cerca de 150 atendimentos por dia (manhã e tarde). No turno da noite, que terá também atendimento odontológico, a expectativa é de que sejam feitos mais 75, elevando para 225 consultas diárias.
Leia mais:
Projeto distribui livros em paradas de ônibus da Lomba do Pinheiro
Sindicato dos Motociclistas anuncia início do serviço de mototáxis na Capital
Após as 18h, apenas a unidade de saúde ficará funcionando, e demais serviços do Centro de Saúde Modelo, como farmácia, ficarão fechados. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é que, com as unidades de saúde atendendo à noite, seja reduzida a procura nos prontos atendimentos. Atualmente, cerca de 75% das pessoas que procuram os PAs de Porto Alegre à noite têm pulseiras verdes e azuis, que são casos com menos gravidade e deveriam ser atendidos em unidades básicas.
Na unidade básica do Centro de Saúde Modelo, não há entrega de fichas. O paciente passa pelo acolhimento quando chega, que determina a ordem de prioridade na fila.
Este é o segundo posto de saúde a ter horário estendido desde o começo da atual gestão, conforme promessa de campanha do prefeito Nelson Marchezan. A expectativa é de que oito unidades fiquem abertas à noite até o fim da administração para que atendam a todas as regiões da cidade. O posto São Carlos, no bairro Agronomia, atende entre 50 e 60 pessoas no horário estendido.