Após anunciar estudos para a retirada da circulação de dinheiro de ônibus e lotações, a prefeitura de Porto Alegre avalia a possibilidade de estender a medida a táxis. A justificativa é o aumento da segurança para passageiros e motoristas. Pagamentos antecipados, em cartões de crédito e débito ou por aplicativos, teriam o objetivo de reduzir a incidência de assaltos. As informações são da Rádio Gaúcha.
– A ideia é que a gente possa conversar com as categorias e mostrar que o dinheiro é um atrativo. Não é o único, mas é significativo – relata o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Marcelo Soletti.
Leia mais:
Pagamento somente eletrônico só deve chegar aos ônibus a partir de 2018
Porto Alegre fará testes para liberar faixas exclusivas de ônibus a táxis e lotações
A informação é recebida com cautela pelo Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre (Sintáxi). De acordo com o presidente da entidade, Luiz Nozari, diversas medidas estão sendo utilizadas para diminuir a circulação. Ele acredita, no entanto, ser difícil abolir completamente o dinheiro.
– A diminuição drástica do dinheiro é uma realidade. O que trancava era o custo do máquina de cartão, mas o celular facilitou. E tem o aplicativo do Sintáxi, que em breve também aceitará pagamentos – destaca.
Ainda não há nenhum prazo para a apresentação de conclusões por parte da prefeitura.