Moradores da Avenida Dante Angelo Pilla, no bairro Rubem Berta, relatam conviver há mais de 20 dias com o mau cheiro do esgoto que corre a céu aberto junto ao asfalto. Osmar Lima, que reside na via, afirma ligar diariamente, desde 17 de janeiro, para o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) para relatar "entupimento dos canos de esgoto". Segundo ele, até esta sexta-feira, nenhuma equipe havia se deslocado para verificar a situação.
Leia mais:
Empresas de ônibus pedem redução de gratuidades em Porto Alegre
Últimos dias para pagar o IPTU com desconto de 12% em Porto Alegre
Cansados de esperar, Lima e vizinhos organizaram um protesto na manhã desta sexta, bloqueando meia faixa da avenida, que leva ao Complexo Cultural Porto Seco. Procurada por ZH, a assessoria de imprensa do DEP informou que um grupo do departamento esteve no local e avaliou que a rede de esgotos pluviais apresenta bom funcionamento e a responsabilidade em fazer o reparo não é do órgão. Ainda de acordo com o DEP, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) seria acionado para avaliar os problemas.
Nesta tarde, a assessoria de comunicação do Dmae entrou em contato com a reportagem informando que a garagem de uma das residências da avenida foi construída sobre o poço de visita do órgão – uma abertura para executar trabalhos de manutenção –, impossibilitando o acesso dos técnicos. Conforme o Dmae, está na programação do departamento o conserto, mas a construção irregular o dificultará.
Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Brigada Militar foram à região devido à interrupção no trânsito.