A explosão de uma central elétrica subterrânea no Centro de Porto Alegre deixou uma mulher ferida na tarde de domingo (15). Conforme a Defesa Civil, ela caminhava na calçada da Avenida Borges de Medeiros, quase na esquina da Jerônimo Coelho, quando parte da tampa desta central se deslocou e atingiu as pernas dela.
Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até o local e levou a vítima ao Hospital de Pronto Socorro. A informação repassada pelos socorristas à Defesa Civil é de que a mulher sofreu apenas luxações, e não corre risco de vida.
Leia mais
Padrasto é preso por suspeita de matar o enteado em Porto Alegre
Homem é morto a tiros em Viamão
Homem sofre acidente na BR-290, é atacado por abelhas e morre
Segundo o agente da Defesa Civil de Porto Alegre, Lindomar Constante, que auxiliou no atendimento, a explosão fez parte da calçada levantar.
- Chegou a deslocar uns 30 centímetros a parte superior da central. Não chegou a voar, mas foi o suficiente para pegar a senhora que estava passando por ali -, afirmou.
O atendimento da ocorrência gerou mobilização de viaturas da EPTC, Corpo de Bombeiros, Samu e Defesa Civil. O trecho da calçada onde houve a explosão foi isolado e liberado por volta das 21h.
Segundo o gerente metropolitano da CEEE, Jeferson Gonçalves, a empresa já havia sido alertada de problemas na rede e fazia manobras subterrâneas no momento da explosão. Ele atribui o ocorrido a um curto-circuito.
- A gente tem todo o Centro de Porto Alegre atendido por rede subterrânea, entre os quais o Governo do Estado e bancos importantes. Todo o Centro tem essas caixas de ligação, com tampas de aço galvanizadas, inclusive bem pesadas. Nesse caso específico, houve um curto circuito que acabou causando o deslocamento desta tampa - relatou o engenheiro.
A energia elétrica chegou a ser desligada para 8 mil clientes do Centro. Pouco depois das 20h30min, cerca de 600 pontos ainda não tinham energia. O fornecimento foi normalizado normalizado no fim da noite, segundo a CEEE.