O número de famílias fora de casa no Rio Grande do Sul em decorrência da chuva nesta semana aumentou para 990, segundo balanço da Defesa Civil divulgado na tarde desta sexta-feira (21). São 640 famílias desalojadas - em casas de amigos ou parentes - e 350 desabrigadas, atendidas em abrigos públicos. Ao todo, são 76 municípios que registram algum dano
Os coordenadores de Defesa Civil seguem nos municípios atingidos auxiliando as prefeituras no suporte para as comunidades afetadas, no preenchimento da documentação necessária para processos de Situação de Emergência, além de realizar vistorias em locais de risco e monitoramento de rios e alertas.
Conforme o órgão, algumas estações estão medindo níveis em estado de atenção ou alerta, principalmente nas regiões dos Vales, devido ao avanço das ondas de cheia nos rios gaúchos. A expectativa é de que os rios só retornem ao estado de observação nestas localidades e as famílias possam retornar para suas casas entre domingo (23) e segunda feira (24).
Nesta sexta foram registrados diversos pontos de alagamento em vias e residências de Eldorado do Sul e na região das Ilhas, em Porto Alegre, devido às elevações dos Rios Jacuí e Guaíba. Em Eldorado do Sul, os bairros mais afetados são Cidade Verde, Chácara, Picada e Vila da Paz. Moradores saíram de casa com auxílio de tratores e caminhões e cerca de 60 pessoas estão no ginásio municipal. Segundo a Defesa Civil do município, A Avenida A, que é a principal da cidade, tem o trecho final coberto por água.
Na região das Ilhas, em Porto Alegre, três pessoas foram retiradas das residências, mas moradores da Ilha Grande dos Marinheiros estão deixando as casas por conta própria e se deslocam para locais mais altos, em consequência da elevação da água. Muitos pátios de residências estão tomados por água e moradores enfrentam a água até a altura do joelho devido a irregularidades de alguns terrenos.
A situação começou a complicar no fim da tarde de ontem, quando os níveis do Guaíba e do Rio Jacuí tiveram uma elevação mais significativa devido ao vento. No Cais Mauá, a água está marcando 2,51 metros. A partir de 2,10, já é emitido alerta. Na Ilha da Pintada, a água está com 2,03 metros e a partir 1,80m emite alerta.
Cerca de 80 clientes da RGE estão sem energia elétrica no Rio Grande do Sul em consequência das chuvas. Segundo a companhia, o serviço deve ser restabelecido até o fim do dia.