O aplicativo "Sintaxi" foi lançado oficialmente na tarde desta segunda-feira (5), em Porto Alegre, e está disponível para os sistemas Android e iOS. Atualmente são quase 200 taxistas cadastrados, mas a demanda tem sido grande e a tendência é de que 2,5 mil profissionais estejam equipados com o app até o fim do ano.
Nele, o passageiro faz o cadastro e opta pelo pagamento em dinheiro ou em cartão de crédito. No fim da corrida, é enviado um e-mail com o valor, os dados do motorista e a possibilidade de avaliação dos taxistas com notas de 1 a 5 - o profissional que possuiu três notas baixas (abaixo de 4) será excluído do aplicativo.
A ferramenta é uma maneira de competir com o Uber e trazer para o táxi aqueles passageiros que migraram para outros transportes, explica o presidente do Sintáxi, Luiz Nozari.
"Uma pesquisa que fizemos nos mostrou que a maioria das pessoas que deixou de usar táxi e migrou para outros meios de transportes fez isso por uma série de falhas no atendimento. Não só por tratamento equivocado dos motoristas, mas também na questão do pagamento em cartão, na questão da confiança e da agilidade. O aplicativo vem para qualificar muito nosso serviço", disse Nozari.
Para ter o app, o taxista tem que ir pessoalmente até o sindicato, que fica na avenida Bento Gonçalves, no bairro Partenon. O sistema também permite que o passageiro, ao chamar o táxi, tenha uma estimativa do valor da corrida. Também é possível escolher se quer um taxista do sexo masculino ou feminino.
O taxista não tem acesso aos dados do passageiro, como o número do telefone, por exemplo.