Com a queda das temperaturas nos últimos dias, a situação, que era considerada estável, voltou a ficar crítica nas principais emergências de Porto Alegre. Hospital de Clínicas, Santa Casa e São Lucas da PUC estão com atendimento restrito.
No Hospital de Clínicas, por exemplo, somente casos de risco extremo de morte são atendidos. Diante disso, a Secretaria Municipal da Saúde orienta as pessoas que não tiveram situações graves a procurarem os postos de saúde ao longo do dia.
Muitos casos, segundo o secretário Fernando Ritter, envolvem pacientes que poderiam procurar as unidades básicas, antes de irem aos hospitais.
No Clínicas, 148 pacientes são atendidos em um local onde com 41 leitos. Só estão sendo atendidos casos de risco de morte e a orientação é de que as pessoas busquem outras instituições. Já na emergência da Santa Casa, o Hospital Santa Clara está lotado - são 24 pacientes para 24 leitos, e só casos graves são atendidos.
No Hospital Conceição, são 120 pessoas para 64 leitos. A direção diz que ainda está recebendo pacientes. O Hospital São Lucas da PUC também está atendendo somente casos graves. São 31 pacientes para 13 leitos.