Em até quatro meses, os Parques da Redenção e Marinha vão ganhar mais 30 câmeras. A ideia é ampliar a vigilância nestes locais e nos seus entornos, prevenir crimes e auxiliar as investigações policiais. Hoje, o Parque da Redenção tem apenas quatro pontos de monitoramento. Receberá mais 21. O Marinha, onde há três locais com vigilância eletrônica, terá outros nove pontos. As informações são do blog Estamos em Obras, da Rádio Gaúcha.
Leia mais
Obras para cercamento eletrônico da Redenção e do Marinha devem começar em até cinco dias úteis
Câmara aprova urgência na votação do projeto de lei sobre o Uber
As imagens serão enviadas para o Centro Integrado de Comando (Ceic) onde dois guardas municipais fazem o monitoramento 24 horas por dia, sete dias por semana. Ao identificar atividades suspeitas, os operadores poderão acionar não só a Guarda Municipal como a Brigada Militar, que também receberá as imagens na Secretaria Estadual da Segurança. Além disso, o software das câmeras poderá alertar quando atividades suspeitas forem captadas, como a pichação de monumentos e até bolsas estranhas forem deixadas na região monitorada.
A instalação começará na próxima quarta-feira (24) e será feita pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa). Os equipamentos serão fornecidos pelas empresas que venceram as licitações realizadas.
Em maio de 2015, a prefeitura da capital gaúcha garantiu o financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento do Estado (Badesul) para a instalação dos equipamentos. O valor é de R$ 1,7 milhão. Ao Executivo municipal, a contrapartida será de R$ 170 mil. O chamado cercamento eletrônico é prometido desde 2012.
*Rádio Gaúcha