Depois de longos banhos por mais de três dias, regados a desinfetante, escovações diárias e carinho, o Piu-Piu de pelúcia deverá receber um novo dono no próximo Natal. Graças à ideia da motorista de caminhão Cristiani Michel, 43 anos, do Parque dos Maias, Zona Norte de Porto Alegre, brinquedos que foram descartados em focos de lixo da Capital, como Piu-Piu, ganharão a chance de dar alegria a crianças carentes das vilas da cidade.
Desde que se tornou motorista de um caminhão de coleta de lixo de uma empresa terceirizada da prefeitura, há seis meses, ela passou a perceber a quantidade de brinquedos descartados nas dezenas de focos visitados por dia pela equipe formada pela motorista e pelos coletores Clóvis da Rosa, 52 anos, e Paulo César Soares Rodrigues, 40 anos. Até que, no início deste mês, Cristiani motivou-se a recolhê-los e a levá-los para casa.
Sujos e maltrapilhos, os brinquedos ganham nova roupagem depois de horas no "setor de triagem" - formado pela bacia com água, detergentes, desinfetantes e escovas. Em apenas duas semanas, Cristiani já reúne mais de 50 peças. A meta é ultrapassar mais de cem e distribuí-los no Natal em alguma área carente da cidade.
Na tentativa de ampliar a rede de auxílio, no final de semana passado, ela compartilhou a ação no Facebook. Ganhou adeptos na hora. Agora, a motorista já sonha mais alto: quer transformar numa ong a ideia que começou na cabine do caminhão.
Leia mais
Freira cria projeto social para ajudar carentes de São Leopoldo
Conheça a história do Bom Velhinho da vida real
Voluntária ensina a confeccionar perucas para depois doá-las
Caminho do Bem
Brinquedos encontrados no lixo ganharão nova vida e serão distribuídos no Natal
Ação está sendo desenvolvida por uma motorista de caminhão que recolhe os resíduos nos focos de lixo de Porto Alegre
GZH faz parte do The Trust Project