Um equipe da Secretaria Estadual da Educação está fazendo uma vistoria na Escola Estadual Érico Veríssimo, no bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre, para contabilizar os estragos e definir como será a recuperação do local. A instituição foi arrombada, roubada e destruída durante o final de semana.
A polícia trabalha com duas linhas de investigação. A primeira delas seria uma represália de traficantes da região, já que a direção da escola começou recentemente a abrir as portas para a comunidade, realizando ações inclusive com presença de autoridades. Isso pode ter motivado a raiva dos traficantes da região. Outra possibilidade é que tenha sido uma ação de criminosos que perderam, recentemente, o comando do tráfico na região para outra facção e teriam atacado a escola.
O Departamento Estadual da Criança e do Adolescente trabalha em conjunto com a 15° DP, pois alguns adolescentes envolvidos na ação já foram identificados pela polícia. A escola atende 500 alunos. As férias que iniciariam na quarta-feira foram antecipadas.