A Polícia Civil identificou os cinco responsáveis pelo ataque à Escola Estadual Erico Veríssimo, no bairro Jardim Carvalho, na zona leste de Porto Alegre. O crime foi descoberto na última segunda-feira, quando professores chegaram para trabalhar.
De acordo com o delegado Fernando Soares, da 15ª Delegacia de Polícia, quatro dos adolescentes são alunos do colégio e um é ex-aluno. O crime teria ocorrido, segundo o delegado, por causa de uma advertência dada pela direção da escola para três dos jovens.
"Dois deles foram ouvidos hoje e confessaram isso. Não tem ligação com o tráfico de drogas. Foi uma ação isolada, já que três deles foram advertidos e um, inclusive, havia sido encaminhado para o Conselho Tutelar para ser transferido de escola", explicou o delegado.
A polícia cumpriu durante a tarde desta sexta-feira (22) mandados de busca a apreensão na casa dos suspeitos. Foram recuperados o HD do computador da escola, com as imagens das câmeras de segurança, dois violões, roupas e tênis utilizadas pelos adolescentes e que estavam sujas com pó de extintor, entre outras coisas. O material será encaminhado para a perícia. A polícia vai pedir a interação dos cinco adolescentes.
A escola ficou destruída. Salas foram arrombadas e diversos materiais quebrados. Além disso, notebooks e máquinas fotográficas foram furtadas.
O colégio atende 500 alunos. A depredação, segundo a Secretaria Estadual da Educação, custará R$ 150 mil.