Além de abrir sindicância e substituir o engenheiro que fazia a fiscalização do contrato com a empresa responsável pela limpeza dos bueiros de Porto Alegre, o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) anunciou nesta quinta-feira (14) a troca de todos os engenheiros chefes e encarregados das Seções de Conservação Centro, Sul, Norte e Leste.
O departamento também anunciou que estão sendo definidos novos procedimentos de ordenamento e fiscalização dos serviços, de forma a garantir transparência na execução e controle dos mesmos.
Reportagem do jornal Zero Hora constatou problemas na fiscalização da prefeitura sobre os serviços prestados pela JD Construções, que deveria manter limpos os equipamentos de drenagem na Capital. Sem controle, os serviços eram malfeitos e superfaturados, com prejuízos aos cofres públicos e reflexos para a população, que enfrenta alagamentos decorrentes de temporais.
O ex-diretor do departamento, Miguel Barreto, e o adjunto, Francisco Mellos, foram afastados de maneira cautelar e preventiva visando à apuração dos fatos.