Os postos de saúde de Porto Alegre devem retomar a vacinação contra a gripe até segunda-feira. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 180 mil doses foram repassadas à Capital pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). A SMS afirma que a entrega das vacinas às gerências distritais de saúde já começou, mas não há garantias de que haverá aplicação das vacinas nesta sexta-feira.
Você sabe usar medicamentos da forma correta?
RS registra mais uma morte por gripe A
Com as 180 mil doses, o número de vacinas destinadas à SMS pelo Estado chega a 592 mil. A quantidade deve ser suficiente para atender à meta de 80% dos grupos prioritários da população-alvo da imunização em Porto Alegre neste ano.
Devido à grande procura pela vacina contra a gripe, os estoques haviam se esgotado na quarta-feira, o que motivou a interrupção temporária da imunização em todos os pontos da cidade. Na manhã desta quinta, Zero Hora visitou as unidades Modelo, no bairro Santana, Santa Marta, no Centro Histórico, e Santa Cecília, no bairro Santa Cecília. Os três postos registraram muita procura pela vacina.
Distribuição no RS
Nesta quinta-feira, 840 mil doses da vacina contra a gripe chegaram ao Rio Grande do Sul. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, os lotes já foram encaminhados às coordenadorias regionais de saúde, que devem repassá-los nos próximos dias aos demais municípios que enfrentam falta de vacinas.
– Entre sexta e segunda-feira, todos os municípios que estavam sem vacina já terão o estoque regularizado – garantiu o secretário estadual de saúde, João Gabbardo dos Reis, à Rádio Gaúcha.
Com a nova remessa, o Estado já recebeu 3,5 milhões de doses, atingindo 92% do total previsto pelo Ministério da Saúde. Até o final da campanha da vacinação, o governo federal deve encaminhar o restante, chegando a aproximadamente 3,8 milhões de doses do imunobiológico. Até agora, mais de dois milhões de gaúchos já foram vacinados e 56% da meta estabelecida para o Estado já foi atingida.
Campanha
Durante o período da campanha, que vai até 20 de maio, a vacinação estará disponível nos mais de 1,8 mil unidades básicas de saúde do RS. Em Porto Alegre, são 108 unidades de saúde que estão aptas a realizar a vacinação em 2016. São mais de 3,5 milhões de gaúchos que fazem parte dos grupos prioritários: crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e doentes crônicos, com recomendação médica (por problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, entre outros).