Assinado na manhã desta quarta-feira, o novo contrato para a manutenção do serviço de aluguel de bicicletas em Porto Alegre prevê melhorias no sistema. Além de Wi-Fi em todas as 40 estações, o número mínimo de equipamentos em circulação terá que ser mantido em 400, mesmo que haja a necessidade de manutenção. As informações são da Rádio Gaúcha.
O valor para o uso mensal continuará em R$ 10 (ou R$ 5 por um dia). As melhorias noBikePoa deverão ser implantadas nos próximos quatro meses.
Leia mais:
Mesmo com proibição, Uber diz que segue operando em Porto Alegre
Lançado novo edital para licitação dos relógios de rua de Porto Alegre
A empresa que venceu a licitação é a Serttel, que mantém a marca Samba Transportes Sustentáveis Ltda. Ela foi a única concorrente a participar da concorrência no segundo edital lançado pela prefeitura da Capital. Não há custos para o município, nem contrapartida financeira por parte da companhia. O primeiro edital, sem interessados, previa um repasse de 10% do faturamento ao Executivo.
– A licitação obriga a empresa a colocar várias melhorias no sistema – afirma o prefeito José Fortunati, destacando que o serviço lançado em 2012 em Porto Alegre estava operando em teste e, por isso, não havia obrigações mais restritas à operadora.
O certame previu a instalação de novas estações, mas não há a obrigação por parte da empresa. De acordo com Fortunati, a crise financeira pode fazer com que o número de terminais não seja ampliado.
Melhorias
As novas bicicletas terão faroletes na parte dianteira e traseira. Além do pagamento do aluguel através do cartão de crédito, será possível utilizar um cartão magnético, com a tarifa paga através de boleto bancário, para utilizar o serviço. A prefeitura estuda formas de integrar o BikePoa com o transporte coletivo, mas não estima prazos.
Serviço
Desde 2012, mais de 775 mil viagens foram realizadas através do BikePoa na Capital. Ao todo, são 169 mil cadastrados no site do serviço. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a popularização da bicicleta em Porto Alegre é responsável pela queda no número de acidentes nos últimos anos. Nos quatro primeiros meses de 2016, houve redução de 24,4% nas ocorrências de trânsito envolvendo ciclistas e 19,1% no número de feridos.
*Rádio Gaúcha