A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vereador Antônio Giúdice, do bairro Humaitá, é a primeira instituição de ensino a receber painéis para geração de energia solar na Capital. A inauguração das placas ocorreu na manhã desta terça-feira.
Os 10 painéis, cada um com 1,60m de altura por um metro de largura, foram colocados no telhado da escola pelas empresas porto-alegrenses Sevenia e Ecofinance, selecionadas pela Rede Mundial de Governos Locais (Iclei), dedicada ao desenvolvimento sustentável. A prefeitura da Capital tem compromisso de, até 2050, ter 100% dos prédios municipais com geração ou consumo renovável.
Leia mais:
Consumidor que produzir a própria energia poderá reduzir a conta mensal
Quando vale e quando não vale a pena investir em sistema de energia solar
Aneel prevê salto do uso de energia solar de 500 para 700 mil imóveis
A energia gerada deve representar, em média, 6% do total consumido em um mês pela instituição. Mas para a vice-diretora da escola, Raquel Moreira dos Santos, as vantagens vão muito além da economia, visto que a instituição busca estimular a sustentabilidade na rotina dos mais de mil alunos.
– É uma oportunidade para os estudantes verem na prática como é possível economizar energia por meio de recursos naturais. Isso movimenta a escola – comenta Raquel.
O diretor técnico da empresa Sevenia, Tatiano Busatto, também ressalta que iniciativas como essa são importantes também pelo apelo educacional:
– As crianças poderão verificar como funciona o sistema solar e se acostumar com essa ideia, que irá garantir a energia para o futuro – disse.