Um novo problema em uma subestação da CEEE na zona sul da Capital deixou 64 mil clientes sem luz nesta manhã. O defeito ocorreu no mesmo sistema, no bairro Nonoai, que causou falta de energia elétrica na região ontem. Conforme a assessoria de imprensa da CEEE, o fornecimento de luz foi restabelecido em todos os dez bairros afetados às 10h30.
A falta de luz começou às 8h15, quando um transformador que havia sido normalizado ontem voltou a apresentar problemas. O equipamento fica na subestação Porto Alegre 13, localizada na esquina da rua Vicente Monteggia com a Avenida Nonoai. É o segundo apagão registrado na região em menos de 24 horas.
Durante as duas horas sem luz, 374 semáforos deixaram de funcionar, prejudicando a circulação de 40 cruzamentos na região, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) explicou que a falta de energia também afetou estações de bombeamento, o que pode levar a problemas na distribuição de água na Zona Sul.
Na madrugada desta quarta-feira, outro incidente deixou milhares sem luz em Porto Alegre. Um incêndio em um transformador da CEEE no bairro São Geraldo, na Zona Norte, afetou mais de 30 mil consumidores. O problema ocorreu por volta das 4h e foi resolvido em aproximadamente uma hora. Houve falta de luz nos bairros São Geraldo, Floresta, São João, Higienópolis e parte do Moinhos de Vento.
Dez bairros da Zona Sul foram novamente atingidos pela falta de luz nesta manhã: Teresópolis, Nonoai, Cavalhada, Camaquã, Vila Nova, Cristal, Tristeza e parte de Espírito Santo, Ipanema e Santa Tereza.
* Zero Hora