Foi uma homenagem singela e silenciosa. Mas a reflexão foi significativa para lembrar a estudante Vitória Pereira Boeira, 15 anos, vítima de uma bala perdida no começo da noite da última quarta, na Vila Santa Rosa, Bairro Rubem Berta, Zona Norte de Porto Alegre, e principalmente como uma forma de desejar mais paz em uma das comunidades mais conflagradas da Capital.
Durante alguns minutos na manhã desta segunda, professores e funcionários da Escola Estadual Bento Gonçalves, onde Vitória iria cursar a sétima série no próximo ano, fizeram uma oração em memória a ela.
Tiroteios e execuções apavoram moradores de vila na Zona Norte da Capital
Guerra do tráfico deixa crianças na rota das balas perdidas
- Foi uma forma de homenagear a nossa estudante e também pedir proteção a tantos jovens que vivem expostos a essa violência. Neste ano perdemos muitos ex-alunos da escola em casos de violência, mas essa foi a primeira aluna que ainda frequentava a escola a morrer dessa forma - conta a vice-diretora Maria Aparecida Gil.
A escola tem 390 alunos e fica a poucos passos da Rua Doutor Meer Mario Kaufmann, onde a menina foi atingida por um disparo no coração quando caminhava da padaria para casa com a sobrinha de sete anos.
Leia mais notícias sobre homicídios
- Estamos ficando com muito receio, porque essa violência está cada vez mais banalizada. Quem vai proteger nossas crianças, a escola, o bairro contra isso? - desabafa a educadora.
De acordo com o delegado João Paulo Abreu, que investiga o caso pela 3ª DHPP, há relatos de que os atiradores teriam chegado à rua em um carro com o objetivo de matar um criminoso local. Teriam disparado e houve revide. Ainda não está claro para a polícia de qual lado partiu o tiro que atingiu a Vitória.
A principal hipótese investigada pela polícia dá conta de que os criminosos que chegaram em um carro seriam ligados ao tráfico de drogas na Vila Vitória da Conquista. E há pelo menos um suspeito já identificado pelos policiais.
Se você tiver alguma informação que ajude a polícia a solucionar este caso, denuncie pelo 0800-6420121.
Leia mais notícias do dia
Bala perdida
Professores prestam homenagem a adolescente vítima de bala perdida na Zona Norte da Capital
Professores e funcionários da Escola Bento Gonçalves, no Bairro Rubem Berta, onde Vitória Boeira, 15 anos, estudava, fizeram um momento de oração em memória à menina na manhã desta segunda
GZH faz parte do The Trust Project