Os bairros Santa Cecília e São João, em Porto Alegre, vão receber aplicação de inseticida nesta quarta-feira (30), devido a confirmação de dois novos casos importados de dengue. A operação começa pela manhã na avenida Ipiranga, próximo ao Supermercado Zaffari, e percorrerá outras ruas da região, como Vicente da Fontoura e Felipe de Oliveira.
Durante a tarde, a pulverização começa no encontro das ruas Barão de Cotegipe e Marcelo Gama, no bairro São João. Neste caso, o local da infecção ainda é investigado, pois um paciente infectado com dengue trabalha na localidade, mas mora em Viamão.
A aplicação do inseticida ocorre em pátios e áreas abertas das casas, e não atinge o interior das residências. Alimentos, como frutas e hortaliças que estiverem no pátio, só podem ser utilizados para consumo após uma semana da aplicação. Os moradores também devem informar às equipes sobre a presença de aves e répteis como animais de estimação, que não devem ficar expostos ao inseticida.
Em caso de chuva forte, as ações nos dois bairros serão canceladas e remarcadas.
Casos
Neste ano, Porto Alegre confirmou, até o momento, 78 casos de dengue. Desses, 61 são importados (quando a pessoa é infectada fora da cidade) e 17 são autóctones (quando a doença é contraída no próprio município). No total, 721 casos foram notificados na Capital.
O raio da aplicação do inseticida será de 150 metros a partir da residência e do local de trabalho dos pacientes. A intenção é matar mosquitos adultos e diminuir o risco de transmissão do vírus para outras pessoas dos bairros.
A Vigilância em Saúde de Porto Alegre alerta que moradores da Capital que forem viajar para locais com índices de transmissão de dengue, chikungunya e zika vírus devem adotar medidas de prevenção individual, como uso de repelentes e roupas com mangas e proteção nas pernas, além de utilização de repelentes de parede (aparelhos elétricos). A qualquer manifestação de sintomas, o recomendado é procurar atendimento médico o mais rápido possível.