Pelo menos 3 mil pontos com lâmpadas apagadas em Porto Alegre devem receber novas lâmpadas a partir desta quinta-feira. A iniciativa faz parte de um mutirão da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) para normalizar a iluminação pública na Capital, defasada no período de transição das empresas responsáveis pela manutenção, e deve durar 60 dias.
- Na semana passada, demos ordem de início às novas empresas. Nunca deixamos de fazer a manutenção, mas, no período de transição, com a empresa em final de contrato, o serviço diminuiu - explica o titular da Smov, Mauro Zacher.
O chamado Mutirão da Iluminação terá início em duas extremidades da cidade: no bairro Sarandi, na Praça Lampadosa, e em Ipanema, na Zona Sul. O trabalho será realizado em direção à Região Central.
Segundo o secretário da Smov, durante o dia, serão atendidos os chamados abertos pelo telefone 156. À noite, equipes percorrerão a Capital em busca de outros pontos apagados. Serão feitas trocas tanto em áreas residenciais, como em praças e parques. Ao todo, Porto Alegre conta com 90 mil pontos de iluminação.
As empresas vencedoras, Mercúrio (que atenderá a Zona Sul) e Sadinco (Zona Norte) receberão R$ 2 milhões anuais para realizar o serviço. Cada empresa contará com sete equipes para a manutenção da iluminação pública (até então, eram 10 para toda a cidade). As lâmpadas, de vapor de sódio, são fornecidas pela prefeitura.
Conforme Zacher, a intenção da Smov é, até 2016, reduzir o tempo estimado para a troca de lâmpadas queimadas de 72 horas para 24 horas. Ele ressalta a importância da participação popular para orientar e agilizar o serviço das empresas. É possível solicitar a troca de lâmpadas queimadas por telefone pelo 156, o Fala Porto Alegre.