Moradores da região das ilhas de Porto Alegre começaram a sair de casa neste sábado por causa da cheia do Guaíba. A elevação do nível da água, que chegou a 2,48 metros, inundou algumas casas e fez com que pelo menos 26 pessoas fossem deslocadas para abrigos. As informações são da Rádio Gaúcha.
Nível do Guaíba atinge 2,48 metros na Capital e provoca alagamentos
Sobe para 20,2 mil o número de pessoas afetadas pela chuva
Os espaços estão sendo utilizados desde o começo deste fim de semana, quando o Centro Administrativo das ilhas passou a receber ligações de moradores pedindo auxílio. Quem não teve como ir a casas de familiares ou de amigos está nas três igrejas que abriram as portas na Ilha do Pavão.
Segundo Patrícia Salcedo, gestora do Centro Administrativo, há abrigos preparados também em outras ilhas. Bombeiros e Defesa Civil estão trabalhando na região para auxiliar quem está em situação de risco.
O morador da Ilha do Pavão, Cléber Carlos, ajudou a família a sair de casa neste sábado, mas retornou à residência para ficar cuidando dos bens, com medo de sofrer furtos. Enquanto isso, a esposa e os filhos ficarão na casa da cunhada de Cléber. Apesar de estar acostumado com esse tipo de situação, de ter erguido a casa e de ter aterrado o terreno, ele perdeu um roupeiro e a geladeira.
* Rádio Gaúcha