A primeira fase da revitalização da orla do Guaíba - trecho de 1.320 metros, da Usina do Gasômetro à Rótula das Cuias - deve ficar pronta em março de 2017. Isso caso os trabalhos se iniciem em outubro deste ano e cumpram o prazo de 18 meses estabelecido pela prefeitura.
O consórcio Orla Mais Alegre, formado pelas empresas Procon, Sadenco e SH Estruturas Metálicas, é o vencedor da licitação. O valor oferecido pelo consórcio foi o mais baixo entre os quatro concorrentes habilitados, de R$ 60,6 milhões. O resultado já era esperado desde que os valores das propostas foram divulgados, há duas semanas, e foi homologado na tarde desta terça-feira.
A partir de agora, serão gastos de 10 a 15 dias para a preparação dos contratos. O coordenador do Gabinete de Desenvolvimento e Assuntos Especiais, Edemar Tutikian, espera que até 15 de setembro os contratos possam ser assinados. A vontade é de começar os trabalhos já em outubro.
- Nem que eu tenha que ir lá sozinho com uma picareta - afirmou Tutikian.
Em 2015, prefeitura prioriza orla do Guaíba e corta duplicação de avenidas na Zona Sul e ciclovias
O prefeito José Fortunati exaltou a complexidade do projeto. Foram três tentativas de concorrência para a licitação.
- Essa foi um das licitações mais trabalhosas da nossa gestão, levou mais de um ano. É um dia de celebração. O que nos deixa felizes é que um projeto dessa magnitude não foi questionado - disse o prefeito.
De acordo com o secretário de Gestão, Urbano Schmitt, ainda não está decidido por onde a empresa começará a obra ou se fará por trechos, por exemplo. A prefeitura também não confirma o que fará com as barracas que atuam hoje na orla - se vão ser deslocadas ou se poderão ou não atuar normalmente.
Os outros participantes da licitação ofereceram valores mais altos. O consórcio Alberto Couto Alves apresentou a segunda proposta mais baixa, de R$ 61,3 milhões. O Home/Portonovo ofertou R$ 66,8 milhões, e o Pelotense/Cidade, R$ 67,1 milhões. O teto estabelecido pela prefeitura para a obra era de R$ 67,8 milhões. O projeto, do escritório do arquiteto Jaime Lerner, prevê ciclovias, caminhos iluminados, bares, quadras esportivas, arquibancadas e um terminal turístico para barcos.
Histórico de problemas
Na primeira vez em que tentou licitar a obra, em setembro de 2014, a prefeitura cancelou a concorrência. A falta de um documento que não constou no edital fez com que as empresas não conseguissem elaborar os orçamentos.
Na segunda ocasião, duas empresas se habilitaram: o consórcio Pelotense Porto Novo e a construtora Toniolo, Busnello. A primeira foi desclassificada, e a segunda apresentou um valor de obra maior do que o previsto na disputa. Na terceira tentativa de licitar a revitalização, em março de 2015, a concorrência terminou sem interessados.
A prefeitura de Porto Alegre voltou a contratar Lerner para desenvolver o projeto de revitalização de um novo trecho da orla do Guaíba, entre a Avenida Ipiranga e o Parque Gigante do Internacional. O projeto será desenvolvido em 1,62 quilômetro de extensão e 174,5 mil metros quadrados de área. O trabalho deverá ser concluído em seis meses ao custo de R$ 1,3 milhão.
AS PROPOSTAS:
Teto estabelecido pela prefeitura: R$ 67,8 milhões
Consórcio Orla Mais Alegre: R$ 60,6 milhões
Consórcio Alberto Couto Alves: R$ 61,3 milhões
Consórcio Home/Portonovo: R$ 66,8 milhões.
Consórcio Pelotense/Cidade: R$ 67,13 milhões
Idas e vindas do projeto: