Ainda não há previsão para a liberação da Avenida Assis Brasil no sentido Porto Alegre-Cachoeirinha, onde a água invadiu a pista a menos de 100 metros da ponte que liga as duas cidades. Isso porque, com a chuva que caiu durante a madrugada, a água invadiu ainda mais a pista perto do canteiro central. No outro sentido, o trânsito flui normalmente.
- Para a água baixar, é preciso que baixe o nível do rio, o que só vai acontecer quando a chuva parar. Vamos ficar em plantão até lá - explica o diretor de trânsito de Cachoeirinha, Tenente Airton Espindola.
O trecho da Avenida Assis Brasil está isolado desde o fim da manhã de segunda-feira. A água chegou ao canteiro que divide a avenida por volta das 18h de segunda-feira, colocando as autoridades em alerta:
- Em 20 anos, desde a duplicação da via que dá acesso a Cachoeirinha, esta é a primeira vez que precisamos fechar a pista por conta de uma enchente - afirmou Airton Espíndola, diretor de trânsito de Cachoeirinha.
Equipes da prefeitura passaram a noite monitorando o trecho - é a principal via de entrada da cidade. Três desvios estão sendo usados pelos motoristas desde o fechamento da avenida que dá acesso à ponte: pela freeway, pela RS-118 e pela Rua Santos Ferreira, em Canoas.
Um dos desvios também passou a ser monitorado, a partir da tarde de segunda-feira: a ponte entre a Rua Santos Ferreira, em Canoas, e a Avenida das Indústrias, em Cachoeirinha, sobre o Arroio Sapucaia, corria o risco de ficar isolada porque as águas do arroio continuavam subindo no início desta noite.
- Faltam 40 centímetros para a água passar sobre ela. Passaremos a noite controlando as águas do arroio - garantiu Airton.