Os prometidos módulos comerciais da Praça da Alfândega permanecem fechados quase quatro anos depois da entrega da área verde parcialmente revitalizada à população de Porto Alegre. O prédio, que era novo, já sofre com o desgaste do tempo que passou sem nunca ter sido utilizado. Somente os banheiros estão em funcionamento, desde a metade do ano passado.
- É um desperdício. Está tudo pichado, sujo, as portas estão enferrujando. Até rato tem - disse uma mulher que trabalha diariamente na região e pediu para não ter o nome divulgado.
Em 2013, o imóvel aguardava a instalação do sistema elétrico para ser liberado. As chaves do prédio foram entregues definitivamente em março do ano passado pelo Programa Monumenta, que fez a reforma da praça. No entanto, no início de 2015, passou a ser cogitado que não funcionariam mais unidades comerciais no local, e sim somente serviços públicos. Nesta sexta-feira, a Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) confirmou a volta atrás: serão módulos comerciais, mesmo.

O edital de licitação para escolha dos locatários está sendo confeccionado, sem previsão de publicação, no momento, conforme a Smic.