Parado desde 2012, o prédio do antigo Cine Avenida voltou a ser utilizado nesta segunda-feira. Desde esta manhã, o prédio histórico, construído na década de 1920, é sede do novo campus da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs) e recebe aulas diariamente.
Com receio da vizinhança, reforma no Cine Avenida iniciou em abril
Conheça algumas relíquias perdidas de uma cidade que não existe mais
Em obras desde abril, o imóvel - inventariado pelo patrimônio histórico de Porto Alegre - foi restaurado para manter a fachada original e adaptar o interior para as aulas que ocupam os dois andares do edifício.
O prédio, situado na esquina das avenidas João Pessoa e Venâncio Aires, funciona como uma extensão do campus da Escola de Saúde e Bem-Estar localizado da Rua Luiz Afonso - também no bairro Cidade Baixa. No local, foram criadas 16 salas para sete cursos da área.
Este é o terceiro prédio listado pelo patrimônio histórico assumido pela Fadergs. Para Sara Pedrini Martins, diretora acadêmica, as reformas reforçam o compromisso da instituição de "zelar por este tipo de edificação e fazer a sua parte apoiando a preservação da história da cidade". A instituição já revitalizou os prédios onde estão localizadas as sedes das ruas dos Andradas e General Vitorino, no Centro.
Apesar de iniciar as atividades nesta segunda-feira, o novo campus será inaugurado oficialmente para a comunidade e autoridades em cerimônia no dia 29 de julho.
Crédito: Carlos Macedo / Agência RBS
Histórico
- O cinema começou a funcionar em 1923
- Atingido por um ciclone, o prédio foi parcialmente destruído em 1929. No mesmo ano, recuperado, o Cine Avenida voltou a projetar filmes
- As salas de cinema foram desativadas em 1996
- Durante quase uma década, o local hospedou um bingo
- Em 2008, foi comitê da campanha do candidato José Fogaça à prefeitura da Capital
- Assim como Fogaça, o seu vice na época, José Fortunati, fez do Cine Avenida o seu comitê eleitoral em 2012, e também se elegeu prefeito
- Em 2010, foi ocupado por bingos clandestinos, fechados em sequência pela fiscalização
- Virou Pub Cine Avenida ainda em 2010, com uma proposta de atrair um público eclético, "que goste de cinema e de música de qualidade"
- Em 2012, o cinema foi colocado à venda por R$ 6 milhões, conforme avaliação de mercado
- Foi adquirido entre meados de 2014 e início de 2015 pela Dallasanta Empreendimentos e Incorporações, junto à família que era proprietária do imóvel, depois de uma longa negociação. Agora, ficará alugado à Fadergs
Registro do início das obras, em abril
Foto: André Mags