As principais UTIs neonatais de Porto Alegre estão lotadas nesta terça-feira, feriado de Tiradentes. Apesar disso, os hospitais afirmam que não há restrição ao atendimento e que estão recebendo as gestantes que chegam às instituições.
Somente o Hospital Fêmina, do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), suspendeu novas internações devido a uma infecção por bactéria que atingiu quatro bebês, que estão em estado grave. Ainda não há previsão de reabertura do setor, que conta com 35 leitos.
A orientação do GHC é que as gestantes procurem outras instituições de saúde enquanto a restrição for mantida. Uma alternativa é o Hospital da Criança Conceição.
A Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal do Hospital Presidente Vargas opera com a capacidade plena, mas o atendimento às gestantes segue ocorrendo normalmente. O mesmo acontece na unidade do Hospital São Lucas, da PUC, que está trabalhando na capacide máxima, mas tem condições de receber novos pacientes. Na tarde desta terça-feira, três quartos dos atendimentos eram realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As UTIs Neonatais dos Hospitais de Clínicas e Santa Casa operam no limite, mas seguem recebendo novas pacientes. No caso do Clínicas, dos 20 leitos de UTI, 19 estavam ocupados nesta tarde. Na Santa Casa, havia 14 pacientes para 15 leitos.