No mundo perfeito, esta iniciativa não precisaria existir. Já que não é o caso, o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre e Região Metropolitana (Sindpoa) lançou um curso inédito de cidadania para profissionais de hotéis, bares e restaurantes, com o objetivo de tornar mais amigável e ético o relacionamento com o público. As inscrições, exclusivas para estabelecimentos sindicalizados, estão abertas até o dia 31. Os encontros começam em 13 de abril.
O curso, desejo antigo da gestão do Sindpoa, começou a ser desenhado em julho do ano passado. A motivação, garantem os organizadores, não tem a ver com aumento de reclamações dos clientes sobre o atendimento dos prestadores de serviço na Capital, e sim com a ideia de que, no mercado, há uma carência de profissionais dispostos à reflexão sobre ética no ambiente de trabalho.
- Não é para ensinar como pôr a mesa ou como dizer bom dia para o hóspede do hotel, mas para formar um cidadão mais completo e consciente, com uma postura diferenciada perante as pessoas. Ética e cidadania são questões que, às vezes, não são discutidas em casa - comenta a coordenadora do curso, Ângela Danilevicz, doutora em Engenharia de Produção e professora da UFRGS, instituição parceira do Sindpoa no projeto.
Leia as últimas notícias de Zero Hora
A palavra "aula" e sua derivada "sala de aula" estão proibidas, brinca Ângela. Isso porque as atividades não vão se dar nos moldes dos cursos tradicionais, em que o monólogo do professor não dá muita brecha para a intervenção dos alunos. Os 34 encontros - são dois por semana, às segundas e quartas-feiras, em diferentes locais - ocorrem sob o conceito da aprendizagem ativa, em que o aluno também constrói o conhecimento. Dinâmicas de grupo, simulações de júri, debates e até encenações teatrais fazem parte deste modelo "mais solto" de ensino. Sempre haverá dois professores de formações distintas para tornar as aulas (ops!) interdisciplinares ao máximo.
- No fim do curso, vamos ter gerado profissionais que vão trabalhar com mais prazer, com uma abordagem mais respeitosa e com um outro nível de envolvimento com os seus clientes. Isso vai repercutir, também, na rentabilidade da empresa e na formação de uma massa de trabalhadores com orgulho da profissão - diz o presidente do Sindpoa, Henry Chmelnitsky.
Próximas edições serão para o público em geral
As próximas edições do curso devem ser abertas para profissionais em geral, não necessariamente vinculados a empresas (aliás, o diploma do curso de extensão, expedido pela UFRGS, pode ser um ótimo item no currículo de quem está em busca de emprego, alerta Ângela). Taxistas, quem sabe?
- O caso dos instrutores que atuam na formação de taxistas "ensinando" coisas erradas e ilegais vai na contramão de tudo o que pensamos sobre educação, diálogo, trato pessoal e tolerância - diz Chmelnitsky, sobre o caso revelado na edição desta quarta-feira de Zero Hora.
A programação "curricular" foi elaborada pelo Sindpoa e pela UFRGS em parceria com Ministério Público Estadual, Vigilância Sanitária, Senac e Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) de São Paulo, entre outros parceiros. Veja, ao lado, as quatro principais "missões" do curso, que totaliza 120 horas.
SERVIÇO ZH
Início: 13 de abril. Os encontros serão às segundas e quartas, das 15h às 18h, por três meses.
Inscrições: Até dia 31 de março, no Sindpoa. É preciso ter mais de 18 anos e Ensino Médio completo (leve, portanto, carteira de identidade e certificado de conclusão da escola).
Onde: O primeiro encontro será no hotel Plaza São Rafael (Avenida Alberto Bins, 514, Centro Histórico)
Valor: o Sindipoa calcula que o custo total, por pessoa, seja de R$ 1110, valor que pode ser parcelado em até seis vezes
Informações: sindpoa.com.br
O QUE SERÁ TRATADO?
Ética e Cidadania: noções de Direito e Psicologia, cidadania no cotidiano e responsabilidade ética em relação aos clientes.
Saúde: importância do manuseio de produtos, condições de higiene, responsabilidade com os produtos oferecidos e noções de Nutrição.
Turismo: como formar um ambiente receptivo, hospitaleiro e cordial a clientes e hóspedes que visitam Porto Alegre.
Comunicação: noções básicas de língua inglesa e espanhola, aprimoramento do português e comunicação não verbal.
Formando cidadãos
Sindicato oferece curso de cidadania para profissionais que trabalham com o público em Porto Alegre
Série de encontros começará em abril
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: