Até outubro, os porto-alegrenses deverão ver concluídas mais cinco obras pensadas para a Copa do Mundo, caso o cronograma da prefeitura for mantido. Apesar de o evento esportivo ter ocorrido no ano passado, apenas três dos 15 legados acompanhados por Zero Hora estão prontos. Pelo menos seis obras devem ficar prontas só em 2016.
Neste ano, a prefeitura espera concluir os BRTs na Bento Gonçalves, Protásio Alves e João Pessoa e as trincheiras na Cristóvão Colombo e Anita Garibaldi. O primeiro trecho da duplicação da Avenida Voluntários da Pátria está previsto para junho. De acordo com o prefeito José Fortunati (PDT), todas as obras são complexas.
- Cada uma delas é uma verdadeira novela. A gente planeja, tem um cronograma, mas as dificuldades vão aparecendo - disse o prefeito, usando como exemplo o Viaduto da Bento Gonçalves durante uma visita ao canteiro de obras, que depende da liberação de áreas do Estado.
Perguntado se algum caso o preocupava mais, o chefe do Executivo citou a Trincheira da Avenida Ceará - cujo trabalho durante o dia não foi autorizado - e a Avenida Tronco, onde um dos entraves é a demora na contratação de construtoras que ergam moradias do Minha Casa, Minha Vida para as famílias do local.
Desde setembro, qunado ZH publicou o primeiro Legadômetro, seis obras tiveram seus prazos de conclusão estendidos.
Abaixo, clique nas fotos e veja a situação de cada obra
* Zero Hora