Clientes do Banrisul e Banco do Brasil continuam sem atendimento devido à greve dos bancários anunciada há uma semana. Servidores de bancos privados e da Caixa Econômica Federal retomaram os trabalhos nesta terça-feira (7), após seis dias de paralisação. A decisão foi tomada em assembleia na segunda-feira (6). A reportagem da Rádio Gaúcha encontrou agências e salas de auto-atendimento com movimentação acima da média hoje, principalmente nos bancos que permanecem em greve.
De acordo com a gerência do banco Santander da Avenida Sete de Setembro, no Centro de Porto Alegre, a grande demanda encontrada na manhã desta terça-feira é normal, já que a maioria dos clientes recebe pagamentos e salários nesta época do mês. Conforme o banco, o número de compensações triplica no quinto dia útil, chegando a 3 mil documentos autenticados diários.
Servidores da agência Central do Banrisul, localizada na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, trabalham normalmente desde o início da greve. No interior do Estado, funcionários do Banco do Brasil retomaram o atendimento hoje. Na Capital, porém, a mobilização dos bancários continua.
Nova Assembleia
Funcionários do Banco do Brasil de Porto Alegre e Banrisul vão decidir o futuro da paralisação em assembleias marcadas para as 15h desta terça. Na última sexta-feira (3), a Federação Nacional dos Bancos apresentou nova proposta que, entre outros itens, previa reajuste salarial de 8,5% e 9% no piso salarial, além de aumento de 12,2% no vale-alimentação. O comando de greve recomendou aos bancários o encerramento da paralisação, posição atendida por servidores de 14 estados e Distrito Federal. A categoria queria aumento de 12,5% nos salários.