A reportagem da Rádio Gaúcha circulou por uma série de ruas e avenidas de Porto Alegre na manhã desta quarta-feira (10) e encontrou muitos cavaletes com propaganda eleitoral caídos em função da força do vento.
Os pontos que registraram maiores problemas são a Rótula das Cuias, e a região próxima ao Acampamento Farroupilha; a entrada do Túnel da Conceição; a Erico Veríssimo em toda a sua extensão; a Avenida Ipiranga, com peças que foram parar até no Arroio Dilúvio; e a Silva Só com a Ipiranga, onde muitas peças também acabaram caídas.
A EPTC foi acionada e agentes retiraram cavaletes que atrapalhavam o trânsito em dois pontos da Capital, no túnel da Conceição e também na Rótula das Cuias.
A Justiça Eleitoral permite que os agentes da EPTC retirem imediatamente aquelas peças que estejam causando transtornos aos motoristas, conforme a legislação.
Quanto à eventual responsabilização dos partidos pela propaganda irregular, ou prejuízos causados, é necessário que alguém legitimado eleitoralmente (candidato, partido, coligação ou o Ministério Público) represente judicialmente contra o responsável. O cidadão pode acionar o Ministério Público para que faça essa representação.
Para entrar em contato com o Ministério Público Eleitoral, você pode enviar um email para denunciaeleitoral@mp.rs.gov.br ou ligar no telefone 3295-1981.