Dezenas de famílias que estavam no terreno da antiga Avipal - propriedade atual da construtora Melnick Even - na avenida da Cavalhada, na zona sul da capital, saíram da área neste sábado (09) e estão ocupando um terreno da prefeitura, no bairro Cristal. Segundo os invasores, as famílias se reuniram e resolveram sair por conta própria do terreno da Melnick Even.
Com auxílio de carroceiros e conhecidos com caminhões, levaram tábuas e mantimentos para o novo terreno, na esquina da Rua Comandaí com as Rua Doutor Raul Moreira, na noite deste sábado. Um galpão começou a ser montado durante a noite, para abrigar as crianças que foram para o local. Segundo eles, há água e comida para passar o final de semana. Cerca de 150 famílias devem ir para o novo terreno. Segundo eles, são aqueles que não tem lugar definido para ir pela prefeitura.
"Ficamos sabendo que vamos ser retirados de lá (área na Cavalhada) na terça-feira, e resolvemos vir para cá. A prefeitura defende que lá é área privada. Aqui não tem desculpa. Vamos esperar alguém da prefeitura vir falar conosco." afirma uma das líderes dos invasores, Rita de Cássia Moraes Brito.
A Brigada Militar foi informada da movimentação, e mantém uma viatura monitorando o local. A BM aguarda uma ordem judicial para realizar qualquer ação. O terreno é da prefeitura de Porto Alegre. Há uma placa na cerca do local, que afirma ser uma área para construção de moradias.
A reportagem entrou em contato com o Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB), que não sabia do ocorrido. Segundo a assessoria do Departamento, é necessário ter mais informações sobre a situação para tomar alguma medida.
Reintegração em área da zona sul é marcada para terça-feira (12):
A recuperação do terreno do bairro Cavalhada, situado na esquina das Av. Cavalhada e Av. João Salomoni, onde cerca de 500 famílias estão instaladas de forma ilegal, deveria ter sido realizada pela Brigada Militar às 15h30 desta terça-feira (5), o que não ocorreu, já que a Brigada Militar não compareceu ao local. Ontem, o Comando Geral da BM encaminhou documento sugerindo o dia 12 de agosto, como nova data da reintegração. O pedido foi acatado pelo juiz, que determinou que a medida seja cumprida às 7h da próxima terça-feira.
A área localizada na zona sul de Porto Alegre foi invadida no início de julho por cerca de 400 famílias. A construtora Melnick Even, proprietária do terreno, ingressou, no dia 10 do mesmo mês, com ação pedindo a reintegração de posse. Localizada na esquina das avenidas Cavalhada e João Salomoni, no Bairro Cavalhada, a propriedade de 10 hectares abrigava a antiga Avipal. Atualmente, quase 2 mil pessoas já ocupam a área.