Se não chover, a empresa contratada pela Prefeitura de Porto Alegre começará na semana que vem o trabalho de proteção do Grafite feito no Túnel da Conceição, em Porto Alegre. O trabalho deve durar quatro dias. A primeira etapa prevê a limpeza das paredes, principalmente com a retirada da fuligem. Depois, começam a ser aplicados os produtos que protegerão os desenhos. São quatro produtos diferentes, todos eles transparentes. Com isso, será possível lavar de forma rápida eventuais pichações. A proteção, que custará R$ 35 mil, será feita por uma empresa de Novo Hamburgo e terá uma durabilidade de oito anos.
A reportagem da Rádio Gaúcha esteve no Túnel da Conceição e verificou que o Grafite recém concluído já está pichado. São principalmente frases contra a Copa do Mundo e alguns rabiscos sobre os desenhos. O secretário municipal da Juventude explica que antes da aplicação do produto que protegerá o Grafite, poderá ser necessário limpar essas pichações. Luizinho Martins ressalta, no entanto, que antes vai se reunir com os artistas.
"Nós vamos nos reunir com os artistas para saber o que realmente é pichação e o que faz parte das obras. Porque é arriscado tentarmos apagar algo que achamos que é pichação e pode integrar o Grafite. Tem algumas assinaturas dos grafiteiros que podem ser confundidas, por exemplo", explica Luizinho.
Há câmeras de vigilância nas duas entradas do Túnel da Conceição. Em caso de movimento suspeito, a Guarda Municipal é acionada. A Prefeitura estuda realizar o mesmo trabalho de arte no outro sentido do Túnel da Conceição.