Manifestantes ligados ao Movimento dos Sem Terra (MST) realizaram protesto em frente ao Piratini na tarde desta quarta-feira (16). O trânsito foi bloqueado na Duque de Caxias com Bento Martins, até a frente do Piratini. A estimativa da EPTC é de que o trânsito na Duque tenha acumulado mais de um km quilômetro de congestionamento em razão do bloqueio. Segundo a Brigada Militar, mais de mil pessoas participaram do ato. O grupo estava acampado no pátio do prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), desde a manhã de ontem (15). Parte dos integrantes foi recebida nesta tarde pelo chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, para apresentar as pautas da categoria.
O governador Tarso Genro chegava ao Piratini, nesta tarde, depois de viagem a Buenos Aires, quando foi surpreendido pela manifestação. Ele desceu do carro e discursou por cerca de dez minutos. O governador prometeu que vai cumprir todas as promessas feitas a categoria, principalmente no que diz respeito ao Plano Camponês, uma das exigências dos manifestantes. "O programa está em andamento. Nós vamos cumprir tudo que prometemos. Agora o problema é do BNDS que esta trancando recursos para completar com os estaduais, que já estão disponíveis", explicou.
A manifestação, que tem previsão para durar até amanhã (17) em todo o País, tem por objetivo retomar a discussão, entre outros pontos, da reforma agrária e a renegociação da dívidas dos pequenos agricultores. Outros nove municípios gaúchos também estão realizando protestos no interior do Estado. Ontem o grupo teve duas audiências: uma no Ministério de Desenvolvimento Rural para discutir o plano camponês, e outra na Secretaria de Obras que abordou a recuperação de estradas nos assentamentos de São Gabriel.
Assista o vídeo
Gaúcha
Tarso Genro discursa em apoio a manifestantes do MST que protestavam no Piratini
Integrantes do grupo foram recebidos nesta tarde pela Casa Civil
Maria Eduarda Fortuna
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: