Uma clínica geriátrica clandestina, onde foram registradas duas mortes consideradas suspeitas nas últimas 72 horas, foi alvo de operação conjunta entre Polícia Civil, Samu e Guarda Municipal na tarde desta quarta-feira (9), no bairro Ipanema, na zona sul de Porto Alegre. Moradores do local, na Rua Engenheiro Porto, foram transferidos.
Eles serão levados pela Samu para hospitais, informa Cristiane Ramos, titular da Delegacia do Idoso. O proprietário do estabelecimento foi preso em flagrante por suspeita de maus tratos.
A apuração policial começou no final de semana, com a chegada de uma denúncia: os idosos seriam deixados sozinhos periodicamente no imóvel. A Brigada Militar esteve no local no domingo e confirmou o fato. A partir disso, a Delegacia do Idoso foi acionada.
— Foram encontrados em camas com urina, fezes e sem comer. A casa não tem nenhuma documentação e ocorreram os óbitos no final de semana — relata a delegada, que solicitou perícia para identificar a causas dos mortes.
Ele ainda informou que idosos seriam mantidos misturados, e por vezes abandonados, com pacientes psiquiátricos. A operação da tarde desta quarta-feira foi desencadeada para a remoção dos cerca de 20 pacientes que estavam em situação considerada degradante.
Ainda na madrugada desta quarta-feira, a Polícia Civil já havia cumprido mandado de busca e apreensão na clínica atrás de documentos e provas que pudessem corroborar as suspeitas.