O partido Novo confirmou, em convenção ocorrida nesta terça-feira (30), que o deputado estadual Felipe Camozzato será o candidato a prefeito de Porto Alegre nas eleições municipais de outubro. Em ato ocorrido no Palácio do Comércio, no centro da Capital, a legenda também anunciou que concorrerá com chapa pura, tendo a empresária do ramo gastronômico Raqueli Baumbach como vice.
Em seu pronunciamento aos correligionários, Camozzato manifestou preocupação com o futuro da cidade.
— Porto Alegre merece uma gestão qualificada e pró-desenvolvimento, que não apenas reconstrua a capital dos gaúchos, mas também reconstrua os sonhos e as vidas de quem ama nossa cidade — discursou.
Aclamado sob cântico "Poa tem jeito, Camozza prefeito", o concorrente ao Paço qualificou como histórico para seu partido o momento em que compete pela primeira vez pelo comando da prefeitura.
— Porto Alegre fracassou no sistema de proteção contra cheias. Gasta muito em educação e entrega pouco. Trata só 50% do esgoto. Sou a favor de concessão para que a população da Lomba do Pinheiro não precise pisar em esgoto. Acredito em educação e saúde com parceria para que a iniciativa privada traga o que faz de melhor para o serviço público — declarou Camozzato.
Pedagoga de formação e sócia do restaurante Ratskeller Baumbach, tradicional na Capital e que também foi atingido pela enchente de 2024, Raqueli destacou sua disposição em participar da proposta de gestão municipal.
— É com muita alegria que aceito este novo desafio. Venho para somar e ajudar o partido. Queremos uma Porto Alegre melhor, que olhe para frente e para o novo — afirmou Raqueli.
Para o presidente do partido Novo em Porto Alegre, Carlos Molinari, a candidatura de Camozzato e Raqueli pretende ser competitiva e propositiva sob meta de impulsionar a maior nominata de candidatos a vereador já apresentada pela legenda desde a eleição municipal de 2016, primeiro pleito do qual o Novo fez parte.
— Serão 24 candidatos, dos quais nove são mulheres. Em 2020 foram 14 candidaturas e, em 2016, haviam sido 16 nomes. Seremos competitivos e queremos eleger uma bancada forte. Camozzato desponta bem nas pesquisas feitas até agora. Mais que isso, pretendemos ser propositivos sobre os temas relevantes para a cidade — descreve Molinari.
Segundo o presidente do partido, não há um quantitativo fechado como meta. Molinari aponta que o Novo realiza uma trajetória de crescimento, tendo elegido Camozzato em 2016 e conquistou dois assentos na Câmara para a atual Legislatura, ocupados por Tiago Albrecht e Ramiro Rosário.