Após oito meses fechado para uma ampla reforma, o prédio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no Centro de Porto Alegre, foi reaberto nesta segunda-feira (11). Para marcar a data, foi realizada uma cerimônia com servidores da instituição, na qual foi descerrada uma placa comemorativa.
As obras no TCE começaram em abril e, de acordo com a administração, estão 80% concluídas. O restante deve ficar pronto até o início de maio de 2024. Nesta segunda-feira, foram entregues o andar térreo, o quinto andar, onde ficam os gabinetes dos conselheiros, e as fachadas Leste e Sul do prédio.
Com a reabertura, o setor de protocolo de documentos já pode ser acessado na sede da instituição, na Rua Sete de Setembro. Até então, o serviço estava operando no prédio anexo, na Rua Bento Martins.
Além da revitalização da fachada, com aplicação de novo revestimento, a reforma renovou o sistema de climatização, reformulou os gabinetes, adequou o edifício à acessibilidade e introduziu catracas para o controle de acesso, além de instalar placas para captação de energia solar.
A entrega parcial em dezembro estava prevista no início da obra, que foi contratada por R$ 23,8 milhões. A intervenção recebeu aditivo de R$ 2 milhões para a substituição de elevadores, troca do piso em três pavimentos e adequação de uma área no quinto andar, serviços que não estavam previstos no contrato original.
Inaugurado em 1961, o prédio havia passado pela última reforma geral em 1992.
— O prédio precisava, estava carente dessa reforma. Em dias de chuva ou vento, fazia barulho em todas as salas, porque as janelas de vidro já não estavam mais em condições — ressaltou o presidente do TCE, Alexandre Postal.
A entrega parcial do prédio também marca o final da gestão de Postal, que deixa a presidência da Corte na próxima quinta-feira (14). Em seu lugar, assume o conselheiro Marco Peixoto.