O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez caminhadas e exercícios na manhã desta terça-feira (3), seguindo o protocolo de recuperação da cirurgia do quadril realizada na semana passada. À tarde, informou o Palácio do Planalto, o petista fará fisioterapia.
A previsão é de que Lula tenha seu primeiro compromisso de trabalho ainda nesta terça, após os procedimentos no quadril e nas pálpebras. De acordo com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o presidente irá assinar as regras do Desenrola, programa de renegociação de dívidas lançado pelo governo federal, com limite para os juros no crédito rotativo do cartão de crédito.
Na segunda-feira (2), o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal de Lula, afirmou que o chefe do Executivo poderá fazer despachos por telefone e reuniões por videoconferência. Lula, no entanto, costuma expressar sua preferência por conversas presenciais.
A única ponderação é em relação a visitas, e a orientação é que o chefe do Executivo não receba ninguém, além da equipe médica, por duas semanas. A ideia é focar na recuperação e evitar contato com alguma doença e, com isso, retardar a recuperação das cirurgias.
Lula passou por uma artroplastia do quadril, cirurgia ortopédica, e uma blefaroplastia, cirurgia das pálpebras para tratar o excesso de pele na região dos olhos. O presidente teve alta hospitalar antecipada no domingo (1º) e permanece no Palácio da Alvorada desde então.