A secretária estadual de Planejamento, Danielle Calazans, confirmou presença na Assembleia Legislativa na próxima semana para detalhar a deputados estaduais o cenário fiscal do Rio Grande do Sul. O tema vem gerando ruído entre o Executivo e parte dos deputados.
Inicialmente, o governo havia previsto para 2024 um superávit de R$ 1,48 bilhão. Contudo, ao encaminhar o orçamento para análise dos deputados, o Piratini atualizou a previsão para déficit de R$ 3,5 bilhões. A reversão do cenário tem provocado críticas de parlamentares.
Calazans participará como convidada da reunião extraordinária da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia. A reunião está marcada para as 10h de 9 outubro.
O convite foi feito pelo deputado Rodrigo Lorenzoni, líder do PL no Legislativo.
Procurada, a Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) informou que a diferença entre as previsões da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) se devem, especialmente, ao aumento de investimento na educação. Além disso, há previsão de aumento de gastos com a quitação de precatórios.