Anunciada nesta terça-feira (3) pelo governador Eduardo Leite, a antecipação do 13º salário do funcionalismo do Rio Grande do Sul deve beneficiar 331 mil pessoas. De acordo com a secretaria da Fazenda, são 119 mil servidores ativos, 167 mil aposentados e 45 mil pensionistas do Estado.
O governo fará o pagamento de 90% da gratificação natalina no dia 1º de novembro, e o restante será quitado no dia 20 de dezembro. O valor antecipado será de R$ 1,6 bilhão. Por lei, os servidores devem receber ao menos metade do 13º salário até o dia 20 de novembro, e o restante até 20 de dezembro.
Inicialmente, o Palácio Piratini havia divulgado que a proposta seria encaminhada à Assembleia Legislativa na forma de projeto de lei, mas depois corrigiu a informação e indicou que a antecipação constará em decreto do governador.
Em 2022, também houve antecipação do 13º salário. No ano passado, metade da gratificação foi paga no dia 30 de outubro e o restante no dia 30 de novembro.
Reajuste no vale-refeição é encaminhado
O pagamento adiantado do 13º foi comunicado pela manhã, em reunião com deputados da base aliada.
Aos parlamentares, Leite apresentou uma série de projetos a ser enviada à Assembleia. Dentre eles, está o que reajusta o vale-refeição dos funcionários públicos estaduais. A proposta deve ter aprovação tranquila no plenário.