A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta terça-feira (5), 53 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na 16ª fase da Operação Lesa Pátria, que visa identificar financiadores e organizadores dos atos golpistas de 8 de janeiro.
Os mandados estão sendo cumpridos em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Ceará e Minas Gerais.
Segundo a PF, foi determinada "a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados". Além das buscas, estão sendo apreendidos passaportes, bens e armas.
O ministro Alexandre de Moraes determinou o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados. A Polícia Federal afirma que os valores dos danos causados ao patrimônio público podem chegar a R$ 40 milhões.
"Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido", diz a corporação.
Não foram divulgados nomes dos alvos dos mandados expedidos nesta terça. Desde o início da operação, em 9 de janeiro, 78 mandados de prisão e 277 de busca e apreensão foram cumpridos, com 17 inquéritos instaurados.
Locais dos cumprimentos dos mandados
- Minas Gerais - 26 mandados
- São Paulo - 12
- Paraná - 6
- Santa Catarina - 3
- Mato Grosso do Sul - 2
- Tocantins - 2
- Ceará - 2