A inclusão no Novo PAC da ponte sobre o rio Uruguai, nas Missões, foi celebrada pelas autoridades da região. Com 950 metros de extensão, a travessia ligará o município gaúcho de Porto Xavier à vizinha San Javier, na Argentina. A obra está orçada em R$ 220 milhões e tem previsão de ser concluída em dois anos.
À frente do maior município da região, o prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa (PDT), salienta a importância da ponte para diminuir custos da produção primária.
- Essa obra é fundamental na indução do desenvolvimento das Missões. Precisamos de logística para nos reposicionarmos, pois somos um grande produtor de grãos, com soja, milho e trigo - afirma Barbosa.
Segundo o prefeito, a safra é usualmente escoada via Porto de Rio Grande, distante 600 quilômetros de Santo Ângelo. Com a ponte, o custo cairia drasticamente, pois a produção seria escoada pelos portos argentinos de Posadas e Santa Ana, a 200 quilômetros dos municípios gaúchos.
A notícia também foi comemorada pelo presidente da Associação dos Municípios das Missões, o prefeito de Pirapó, Auri Kochhann (MDB). Segundo Kochhann, a ponte é uma reivindicação de 40 anos.
Em fevereiro, o Ministério dos Transportes assinou a ordem de serviço para elaboração do projeto e posterior execução da obra. No ano passado, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já havia firmado contrato com a empresa Coesa Construções e Montagens.
- É uma luta de muito tempo, de muita gente. Vai ajudar muito a desenvolver a região, aumentar o turismo, gerar emprego. Estamos muito felizes com o anúncio - comentou.
Os prefeitos também festejaram a inclusão no Novo PAC da construção da BR-392 entre Santo Ângelo e Santa Maria, outra obra há muito reclamada na região. Os estudos de impacto ambiental já estão concluídos e a próxima etapa contempla a licitação do projeto executivo.
Para melhorar a logística na região, as prefeituras de Santa Rosa e Santo Ângelo assinam nesta sexta-feira (11) o termo para contratação de projeto visando a construção de uma terceira faixa na RS-344. Com 54 quilômetros de extensão, a rodovia liga os dois municípios e está com o tráfego saturado. O objetivo das prefeituras é entregar o projeto concluído ao governo do Estado, a quem cabe financiar a obra.