Correção: a ordem de serviço assinada na quarta-feira autoriza a elaboração do projeto e posterior execução da obra da ponte, e não apenas a execução da obra, como publicado entre 18h57min de quarta (8) e 8h34min de quinta (9).
Depois da visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez à Argentina em janeiro, o Ministério dos Transportes anunciou nesta quarta-feira (8) a assinatura da ordem de serviço para a elaboração do projeto e posterior execução da obra da ponte ligando o Rio Grande do Sul ao país vizinho, entre a cidade gaúcha de Porto Xavier e o município de San Javier. Na ocasião, os governos Lula e Alberto Fernández ressaltaram a importância do projeto para a integração do Mercosul.
A estrutura faz parte das ações prioritárias em rodovias e ferrovias e anunciadas pelo presidente Lula. Em outubro do ano passado, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Hiratan Pinheiro da Silva, assinou o contrato com a empresa Coesa Construções e Montagens.
Com 950 metros de extensão, a ponte ligará o município gaúcho à cidade irmã argentina, passando sobre o Rio Uruguai. O investimento previsto é de R$ 220 milhões. Os serviços serão iniciados após a aprovação dos projetos e a obra inclui, também, os acessos em ambas as margens do rio.
A travessia entre as duas cidades é feita, atualmente, por balsa. Quando estiver pronta, a estrutura será uma alternativa às passagens situadas em Uruguaiana e São Borja.
Projeto
O valor destinado ao empreendimento inclui a elaboração dos projetos básicos e executivo de engenharia; apoio aos serviços de desapropriação, remoção e reassentamento; execução das obras da ponte internacional, acessos nas duas margens e infraestrutura dos complexos integrados de fronteira (aduana), na BR-392. A previsão é de que o projeto seja concluído em dois anos e meio.
As obras paralisadas elencadas como prioritárias pelo governo Lula contarão com aproximadamente R$ 1,7 bilhão para retomada e preparo de rodovias para o período de chuvas. Além da ponte internacional, existem outros 12 empreendimentos previstos para o Rio Grande do Sul, entre entregas e início de obras e lançamento de editais de licitação.
Ao mesmo tempo, o governo federal retomou a manutenção, a recuperação e a conservação frequente de cerca de 1,4 mil quilômetros de rodovias federais que cortam o Rio Grande do Sul. Neste ano, o aporte de R$ 181,8 milhões previstos no orçamento do Ministério dos Transportes, via emenda constitucional do Bolsa Família, possibilitou a retomada de contratos de manutenção em rodovias de oito regiões do Estado. O trabalho é realizado pelas equipes do Dnit.