Iniciada em 2014, mas avançando a passos lentos em razão da falta de recursos, a duplicação da BR-290 está prestes a ingressar em um novo patamar a partir do ano que vem. A obra foi uma das demandas mais votadas nacionalmente para fazer parte do Plano Plurianual (PPA), documento que norteará os objetivos do governo federal pelo período entre 2024 e 2027.
Com 9,1 mil votos, a duplicação do trecho da rodovia entre Eldorado do Sul e Uruguaiana ficou em 18º lugar no ranking geral dentre as mais de 8,2 mil propostas lançadas na ferramenta criada pelo governo para permitir a participação popular na escolha das prioridades do PPA.
Além disso, foi a líder nacional no eixo "Transportes", com mais que o dobro do apoio da segunda colocada, e a mais votada do Estado do Rio Grande do Sul.
No lançamento da plataforma, o governo se comprometeu a incorporar as 50 propostas mais votadas no ranking geral e as 20 mais apoiadas de cada eixo como objetivos do PPA para os próximos quatro anos. Esse plano serve de base para a elaboração das próximas leis orçamentárias, o que significa que obra deverá ter recursos federais garantidos para continuar.
A votação expressiva é resultado da mobilização conjunta de políticos de diferentes partidos, que lançaram uma frente parlamentar na Assembleia Legislativa, organizaram um ato público no início de julho e orientaram a participação em massa de cidadãos dos municípios cortados pela BR-290.
— Avalio que obtivemos um ótimo resultado na mobilização que fizemos em conjunto com prefeitos, vereadores e lideranças das cidades do entorno da rodovia. Sendo incluída no PPA, a duplicação ganha sustentabilidade orçamentária. E isso é fundamental para a continuidade da obra — diz o presidente da Frente Parlamentar pela Duplicação da BR 290, deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT).
A expectativa pela inclusão no orçamento dá esperança aos usuários da rodovia de que, finalmente, a obra avance sem interrupções. Entre 2014 e 2022, foram liberados apenas R$ 157 milhões para os trabalhos na rodovia.
Neste ano, o governo Lula anunciou que seriam aplicados R$ 178 milhões, mas, até então, não havia confirmação de que a duplicação estaria no orçamento para os próximos anos.
Com o dinheiro recebido em 2023, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) se comprometeu a concluir um trecho de 14 quilômetros, na altura de Pantano Grande.
Conforme o Dnit, para a conclusão da duplicação até 2026, seriam necessários mais R$ 600 milhões – ou seja, R$ 200 milhões ao ano até o fim da gestão de Lula.
A obra foi iniciada com custo estimado em R$ 583 milhões e previsão de conclusão em 2019. Atualmente, a projeção é de que serão gastos R$ 900 milhões.
Principal ligação a região metropolitana de Porto Alegre com a Fronteira Oeste e os países do Mercosul, a BR-290 é a única rodovia em pista simples na rota conhecida por "Autoestrada do Mercosul", ligação entre Buenos Aires e São Paulo que passa por Porto Alegre, Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).