Suspensa durante a pandemia, a coleta de dados biométricos está disponível em todas as 165 zonas eleitorais do Rio Grande do Sul. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), a expectativa é de que todos os gaúchos aptos a votar estejam com as digitais cadastradas junto ao sistema até o pleito de 2026.
O processo de cadastramento obrigatório, com prazo pré-definido, que implicava no cancelamento do título de eleitor, foi suspenso em 2020 em razão da pandemia de coronavírus. Ana Cristina Moretti, coordenadora do comitê de atendimento ao eleitor do TRE-RS, explica que a retomada, agora de forma voluntária, foi definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em novembro do ano passado com o arrefecimento da pandemia.
— O TSE liberou novamente a retomada, mas sem a obrigatoriedade. Desde março, fizemos a inclusão gradual e, agora, todos os cartórios do RS já estão fazendo coleta biométrica nos atendimentos diários — ressalta.
O agendamento para o atendimento presencial pode ser feito pelo site do TRE-RS, pelo telefone 148,ou pelo WhatsApp no (51) 2312-2015. Quem preferir pode procurar direto o Cartório Eleitoral, Central ou Posto de Atendimento mais próximo.
O eleitor pode buscar atendimento em qualquer posto de qualquer cidade do RS, mesmo que não seja na sua zona eleitoral.
Quem é obrigado a fazer a biometria
O cadastramento biométrico é obrigatório para quem está solicitando o primeiro ou um novo título de eleitor. Também será obrigatória a biometria para quem mudou de cidade e precisa solicitar a transferência de endereço ou alterações em dados cadastrais.